Clubedamaria
CLUBE DA MARIA
O QUE É O CLUBE DA MARIA
O Clube da Maria é o clube de leitura do site Lendo e Relendo. O objetivo do clube é promover encontros virtuais às últimas terças-feiras do mês para conversar sobre os livros previamente indicados. Eventualmente poderão ser realizados debates extraordinários.
Em cada encontro será abordado um romance policial (clássico, de enigma etc.) ou um thriller (policial, psicológico etc.).
A dinâmica é totalmente online e gratuita.
O link do encontro será disponibilizado no grupo do WhatsApp. Para conferir as datas dos encontros e os livros que serão discutidos é só consultar o site www.lendoerelendo.com.br ou acompanhar o perfil @lendoerelendobr.
Confira as sugestões e consulte o calendário.
Todos serão bem-vindos!!!
ESPECIAL RAPHAEL MONTES
11/11/2025 – 19h30
- RAPHAEL MONTES – UMA MULHER NO ESCURO (2019)
Raphael Montes é um escritor e roteirista brasileiro, carioca, nascido no Rio de Janeiro em 1990. Autor consagrado nos gêneros literários policial, suspense e terror, Montes tem seus livros traduzidos em mais de 25 países e os direitos de adaptação vendidos para o teatro e para o cinema. Além disso, também atuou como colunista do jornal O Globo (2015-2018), na TV Brasil apresentou o programa Trilha de letras (2017-2019) e, por último, tornou-se colunista da revista Veja (2020-2021) publicando colunas quinzenais. Atualmente o escritor está à frente da Casa Montes, uma produtora de desenvolvimento com foco em projetos de série e longa metragem de crime, terror e suspense.
“Uma mulher no escuro” (2019) é o sexto livro de Raphael Montes, vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance de Entretenimento de 2020. É um livro que mistura romance e suspense; trauma e dificuldades de relacionamentos; jogos psicológicos e o despertar da autopreservação. O autor reafirma nessa obra mais uma vez a capacidade de criar reviravoltas originais e a habilidade de prender o leitor do início ao fim do livro.
!!!ALERTA DE GATILHO!!!
Victoria Bravo era apenas uma criança quando viu toda a família ser assassinada a facadas. Pai, mãe e irmão foram mortos e tiveram o rosto pichado de preto. Na mesma noite, Santiago, um jovem de dezessete anos, se entregou à polícia com as mãos ensanguentadas. Confessou o crime e ficou conhecido nos jornais como “o Pichador”, sem nunca explicar por que matou a família Bravo nem o motivo de ter deixado a caçula viva.
Vinte anos depois, Vic mora sozinha e trabalha como garçonete num pequeno café. Por causa do trauma, ainda mantém hábitos infantis, tem pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar amorosa e afetivamente – seu único amigo é Arroz, um nerd alto e magrelo que conheceu pela internet. Três vezes por semana, ela vai ao consultório do Dr. Max, um jovem psiquiatra. Incentivada pelo médico, marca um encontro com Georges, um escritor que passa as tardes no café onde ela trabalha. Tímido e carismático, Georges consegue penetrar a armadura de Vic.
Mas o passado ressurge de repente: Santiago, o assassino de sua família, fora solto ao completar dezoito anos de prisão e ninguém conhece seu paradeiro. Não há fotos recentes ou informações sobre ele em lugar algum. Aos poucos, Victoria se vê enredada em um alucinante jogo de gato e rato, e precisa mergulhar na própria história para se salvar o que a levará a embarcar numa jornada de descoberta que a conduzirá a zonas obscuras, mas também mostrará as possibilidades de conhecer o amor.
Qual dos três homens que a cercam – o psiquiatra, o amigo Arroz e o possível namorado – está usando tudo o que sabe sobre ela para aterrorizá-la? E o que afinal ele quer com ela? Hipnotizante!!! Prepare-se, impossível parar de ler!
LIZ NUGENT – A ESTRANHA SALLY DIAMOND (2023)
25/11/2025 – 19h30
- A estranha Sally Diamond – Informações
Liz Nugent nascida em Dublin, Irlanda é autora de romances de suspense psicológico premiados, como “Unravelling Oliver” (2014), “Lying in Wait” (2016), “Skin Deep” (2018), “[Our] Little Cruelties” (2020) e “Strange Sally Diamond” (2023). Todos os cinco livros alcançaram o topo da lista de mais vendidos na Irlanda e a autora ganhou diversos prêmios literários. Alguns de seus livros também tiveram os direitos de adaptação adquiridos para a indústria cinematográfica. Os livros de Liz Nugent foram traduzidos para mais de 30 idiomas em 42 países. Ela também escreveu para rádio e televisão, inclusive animação infantil.
!!!ALERTA DE GATILHO!!!
SALLY DIAMOND É UMA MULHER DE POUCAS PALAVRAS E DE POUCOS AMIGOS.
Ela mora numa casa isolada num vilarejo na Irlanda com o pai adotivo e não gosta muito de socializar. Segundo ele, a filha é “desconectada emocionalmente”. A mente de Sally, apesar de funcionar perfeitamente bem, segue uma lógica muito particular. Ela não tem muitas recordações de quando era criança e leva à risca tudo o que escuta. E é por isso que não consegue entender por que o que fez com o corpo do pai, depois de encontrá-lo morto certa manhã, foi errado. “Quando eu morrer, pode me jogar no lixo”, foi o que ele pediu.
Agora Sally não só é o assunto do momento no vilarejo como o centro das atenções da imprensa e da polícia. Como se não bastasse toda essa confusão, ela encontra, no escritório do pai, três cartas escritas por ele contando a verdadeira história dela. E o que ela descobre é uma realidade extremamente cruel e violenta, capaz de causar danos irreparáveis a qualquer pessoa.
Porém, com a ajuda de novos amigos, Sally vai, aos poucos, entendendo que sua personalidade foi moldada nos horrores de sua infância. Até o dia em que recebe uma caixa pelo correio, vinda da Nova Zelândia. Dentro dela, há um ursinho de pelúcia, velho sujo e esfarrapado, que ela reconhece imediatamente, Tobby. Aquele brinquedo tinha nome. E era dela. Mas como Sally sabe disso? Quem está acompanhando seus passos do outro lado do mundo? Será que ela pode confiar em todos à sua volta? Por que o novo morador do vilarejo está tão obcecado por ela?
Em “A estranha Sally Diamond”, Liz Nugent explora os traumas, os conflitos e as idiossincrasias dos personagens para compor a personalidade singular de cada um deles, construindo assim uma narrativa dramática, permeada de suspense e mistério, na qual as revelações são feitas em momentos cruciais da trama. Uma história doentia e imprevisível, cujo quebra-cabeça de atrocidades é muito mais complexo do que se pode imaginar.