Filmes e Series

FILMES E SÉRIES

SUGESTÕES FILMES E SÉRIES QUE VALEM A PENA ASSISTIR

01. SÉRIE TV

MANDRAKE

Embora atualmente não esteja mais disponível nas plataformas de streaming, seria imperdoável deixar de comentar a série de televisão Mandrake produzida pela HBO Brasil e Conspiração Filmes. É uma série brasileira de 13 episódios baseada em dois livros do escritor brasileiro Rubem Fonseca: A grande arte (1983) no qual o personagem Mandrake aparece pela primeira vez e Mandrake, a bíblia e a bengala (2005). A série que foi dividia em duas temporadas foi escrita por José Henrique Fonseca (filho de Rubem Fonseca), Felipe Braga e Tony Belloto (Titãs). A primeira temporada, oito episódios, teve a estreia na televisão em outubro de 2005 (outubro a dezembro) e a segunda, cinco episódios, em novembro de 2007 (novembro a dezembro). A série foi lançada em Portugal com a defasagem de dois anos. A primeira temporada em 2009 no CANAL FOX Crime e a segunda na RTP em 2010.

A série tem um elenco primoroso. O ator Marcos Palmeira dá vida ao advogado Paulo Mendes (Mandrake) amante de charutos, vinho e mulheres. Mandrake que quase sempre extrapola a sua condição de advogado e envereda pela investigação dos casos mais variados da sua clientela ainda mais diversa, dificilmente deixa um caso sem solução. Luís Carlos Miele (1938-2015) interpreta o papel de Leon Wexler, sócio de Mandrake é um advogado sério, honesto, judeu que, querendo ou não, quase sempre se vê envolvido involuntariamente nas confusões que o sócio arruma com os clientes. Mandrake, como já foi dito anteriormente, adora mulheres. Sim, mulheres no plural! Porém entrega o seu coração a duas mulheres especiais e em especial: Berta Brostein encarnada por Maria Luísa Mendonça e Bebel (Erika Mader). Ah, sem esquecer de Verônica (Virgínia Cavendish), a secretária do escritório dos dois advogados.

Vale a penar garimpar os episódios no YouTube! Quem sabe

02. SÉRIE STREAMING

MANDRAKE

A exemplo da série Mandrake, embora atualmente também já não esteja mais disponível nas plataformas de streaming, seria imperdoável deixar de comentar o telefilme brasileiro dividido em duas partes, um drama lançado em 2012, 170 minutos; produção da HBO Latin America e coprodução da Goritzia Filmes; roteiro e direção de José Henrique Fonseca (filho de Rubem Fonseca).

Mandrake, como na série, tem um elenco primoroso. Marcos Palmeira (Mandrake), Luís Carlos Miele (Wexler), Erika Mader (Bebel), Virgínia Cavendish (Verônica), Carlos Alberto Riccelli (João Paulo Birman), Cláudia Ohana (Esther Levi), Letícia Colin (Lídia Birman), Marcelo Serrado (Raul).

Mandrake é um personagem protagonista de alguns romances policias de Rubem Fonseca que aparece pela primeira vez no livro A grande arte (1983). Paulo Mendes (Mandrake) é um advogado que muitas vezes se envolve a fundo na investigação de casos policiais. Dessa vez Mandrake está sofrendo com problemas que o desestabilizaram pessoal e profissionalmente, além das dificuldades financeiras do escritório com o sócio Leon Wexler. Ao tentar sair do sufoco Mandrake aceita um trabalho “fácil” proposto por um milionário, João Paulo Birman que tem dificuldade em lidar com a amante, Esther Levi. Porém um assassinato acontece. Quem morreu? Quem será o assassino?

Qual a razão do crime?

O enredo, o elenco, a atmosfera misteriosa de film noir e a trilha sonora fazem valer a pena assistir o filme mesmo depois de uma década do seu lançamento. Antes de preparar a pipoca, o refrigerante e o sofá tem de pesquisar e encontrar o filme no YouTube. Boa sorte!!!